A resposta a esta pergunta não é simples de responder, vamos analisar a situação.
Em outras épocas, mais precisamente no tempo do profeta Isaías, por exemplo, o povo certa vez estava reclamando que Deus não ouvia as suas orações, mesmo orando e jejuando, eles não observavam mudança nas suas vidas.
O nosso estado emocional, conjugal, financeiro, familiar podem ser um indicador de falta de contato ou relacionamento com Deus, mesmo que o objetivo de Deus, quanto a salvação, não se restrinja apenas a esta vida na terra.
Pois bem, vejamos estes versículos:
“Por que é que ninguém foi me encontrar quando eu vim salvá-los? Será que agora não tenho poder para salvá-los? Será que já perdi toda a minha força? Não! É só eu dar uma ordem, e o mar seca. Faço os rios virarem um deserto; ”
Isaías 50:2
Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda às suas orações.
Isaías 59:1-2
“O povo pergunta a Deus:
Que adiante jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?
“Assim como nuvens de poluição nos impedem de enxergar o céu, também nossos pecados e maldades nos separam de Deus,“
O Senhor responde:
A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros.
Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações?
O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de Jejum?
Acham que um dia de jejum assim me agrada?
Não! Não é esse o jejum que eu quero. ”
Isaías 58:3-6
Imagine a seguinte situação. Você deseja admirar a beleza de um céu azul, porém, você está em uma cidade como Tóquio no Japão que possui uma grande camada cinzenta de poluição. Para que seja possível admirar o céu será necessário antes remover esta camada de poluição.
Com relação a Deus é bastante semelhante. Observe como Deus descreve que tem poder até para secar o mar com apenas uma palavra, Isaías 50:2, ou seja qualquer que seja o seu problema é simples de resolver. Porém ele alerta para algo que interrompe a comunicação entre o homem e Deus, o pecado, Isaías 59:1-2.
“A conversão não acontece quando mudamos apenas de rituais, ela ocorre com a mudança de comportamento.”
É preciso, antes, remover esta divisão que exige uma mudança de comportamento e não apenas de ritual. Uma das formas de se aproximar de Deus é através do Jejum e das orações, pois separamos um tempo para dedicarmos a Deus. Estas duas ferramentas, são tão fortes que concedem ao homem a capacidade de expulsar demônios como pronuncia Jesus Cristo em Mateus 17:21.
Porém, não podem ser feitos de qualquer forma, não é apenas uma troca de rituais, deve nos envolver emocionalmente e não apenas fisicamente. Nos versículos acima vemos que o povo orava e não era ouvido, jejuavam e este não produzia resultados. A mudança de comportamento é tão importante quanto a efetiva realização do Jejum e da Oração.
Diante disso, respondendo à pergunta que deu origem a este texto. Em outras palavras, se não sei ler e escrever posso aprender sem ir à escola? Para ser médico preciso frequentar uma faculdade? Para conhecer a vontade de Deus preciso frequentar à igreja?
Certamente a resposta é sim. É através da “frequência” da igreja que aprendemos a conhecer de fato a Deus, a compartilhar experiências de vida com outras pessoas, é através também da igreja que proporcionamos meios para que pessoas que possuem muito mais dificuldades de lidar com os problemas do dia a dia possam escolher viver ao invés de suicidar-se.
A igreja é composta, além do lado espiritual claro, por pessoas imperfeitas. Cada vez que você troca de igreja, é como se você mudasse de faculdade. Pode estar indo para uma melhor, porém, parte das matérias deveram ser refeitas. Se a troca for frequente a chance de você um dia se formar é bastante pequena.
Agora que você já sabe que é preciso frequentar uma igreja, venha conhecer nosso ministério, participe dos cultos, assista aos cultos gravados e aprenda dia após dia, como numa faculdade, a ser um filho que desperta felicidade em seu pai. “Este é o meu filho amado em quem me alegro”.
Participe de nossos culto ao vivo no Facebook ou no Youtube e aproxime-se mais de Deus.
Deus te abençoe!
Bispo Leandro Leão W.