2022 – 7 Temporada – Elenco: Bispo Leandro Leão
Vivemos como se fossemos livres, e até certo ponto somos, livres para escolher, não para determinar.
Escolhemos o que queremos, não as consequências. Sou livre para escolher o que plantar, por exemplo milho, mas não consigo escolher quantas sacas de milho vou colher.
Posso até estudar as melhores maneiras de plantar, a época correta, os cuidados necessários e com este conhecimento, poder talvez, obter melhores resultados.
Não escolhemos Deus, ele nos escolheu, e nos escolheu para darmos frutos, não os frutos que desejamos, mas os frutos que ele deseja.
Somos livres para escolher: Morarmos eternamente com ele plantando os seus frutos ou longe dele, plantando os que desejo.
Vamos juntos nesta nova série bíblica descobrirmos os frutos que Deus deseja que plantemos e a forma certa de cultivá-los.
E agora uma novidade importante!
Você poderá escolher, em todas as mensagens em PodCast, se deseja ouvir apenas a mensagem ou escutar também o som de fundo. É só utilizar um fone de ouvido, em um sairá apenas a mensagem, e no outro a mensagem com o fundo, legal né.
Deus te abençoe!
Episódios:
- 1º Temporada
- 2º Temporada
- 3º Temporada
- 4º Temporada
- 5º Temporada
- 6º Temporada
- 7º Temporada
- 8º Temporada Final
1 Coríntios 1:1 ao 31 – Nesta introdução vemos que o livro não trás ensinamentos para todos e sim para aqueles que desejam estar junto a Deus. Aprendemos que o objetivo de tudo que veremos é para obtermos a salvação e por isso, não participamos de divisões ou brigas internas. Mantemos nossa fidelidade, pois precisaremos nos esvaziar de nossos conhecimentos humanos para que o trabalho seja feito através do conhecimento de Deus.
1 Coríntios 2:1 ao 16 – Muitas são as nossas experiências sobre esta terra, porém, a base de todos nossos ensinamentos sempre devem ser as palavras deste livro dirigidas pelo Espírito Santo. Misturar a bíblia com conhecimentos pessoais irá nos conduzir a recebermos o espírito deste mundo e não o Espírito que procede de Deus.
1 Coríntios 3:1 ao 23 – Ser como uma criança não é ser um menino. Se vivermos como carnais, jamais alcançaremos o que está reservado aos espirituais. Tudo o que temos, como veremos no próximo episódio, nos foi emprestado e no tempo determinado por Deus ele requererá tudo de volta, inclusive esta carne. O suicídio leva quem o pratica ao tormento eterno e veremos isso aqui de forma clara, sem deixar dúvidas.
1 Coríntios 4:1 ao 21 – Os crentes devem tratar seus superiores como ministros de Deus, pois estes mesmo não sendo perfeitos, possuem uma consciência limpa e devem fidelidade a Deus. Nunca julgue quem quer que seja, a um superior então, melhor seria você amarrar uma pedra no pescoço e se jogar no rio. Deixe os julgamentos para o juízo final. Trates todos da mesma forma, sem distinção. Vivemos num mundo onde os ricos são elogiados, recebem honra, enquanto nós pastores somos desprezados e perseguidos. Mesmo que você tenha muitos pastores, seu pai na fé sempre será apenas um, aquele que te levou a conhecer Jesus Cristo, seja fiel a ele e siga seus exemplos. A forma de pregar do seu pastor representa depende de como você tem escolhido viver.
1 Coríntios 5:1 ao 13 – A imoralidade costuma entrar numa igreja através da interpretação errada das escrituras e diante disso, não deveríamos ficar felizes, mas buscar a verdadeira mudança. Esta mudança, por vezes, encontra um forte bloqueio chamado orgulho. Este funciona como uma “cela de prisão” a nossa volta impedindo que venhamos compreender nosso erro.
1 Coríntios 6:1 ao 20 – É absurdo pessoas que se consideram cristãs não conseguirem conversar e chegarem a um acordo diante das suas desavenças, e se torna ainda mais grave, quando estas, ignoram a sua liderança e vão diante de ímpios para que estes decidam acerca de suas questões.
1 Coríntios 7:1 ao 40 – A degradação nos casamentos chegou a tal ponto que a bíblia que inicia dizendo que não é bom ao homem ficar só, termina o aconselhando ficar só, tamanha a contaminação pelo pecado que o ser humano já vivia no tempo do apóstolo Paulo.
1 Coríntios 8:1 ao 40 – O conhecimento é importante, sem ele, você se torna um tolo, porém, junto com o conhecimento vem o orgulho, um sentimento destrutivo que além de escravizar, cria uma espécie de “sela” na sua volta que impede até de Deus tentar te ajudar. O interessante que mesmo você se tornando uma pessoa orgulhosa, o poder de Deus não deixa de operar através de você, já que, o conhecimento traz a fé, e a fé traz o poder de Deus, porém, chegará no dia do juízo final e Cristo lhe dirá, não te conheço.
1 Coríntios 9:1 ao 40 – Ao longo dos séculos, considerou-se os pastores e líderes como novos Cristos na terra, exigindo que deles que não recebam pelo trabalho que realizam. Neste episódio, o apóstolo Paulo deixa claro que até mesmo se eles cobrarem para realizar este trabalho estarão certos, já que, assim como todos em outras profissões cobram pelo seu trabalho, os pastores têm o mesmo direito. Ouça e compreenda mais sobre este importante assunto tão mal interpretado.
1 Coríntios 10:1 ao 33 – Ao longo de muitos anos, o povo viveu momentos de muitas vitórias, viram as 10 pragas, viram o mar se abrir e passaram em seco como vencedores, comeram do pão que descia do céu e da água que saia da pedra. Até carne em abundância Deus mandou, porém, as pessoas decidiram buscar “seus sonhos”, “sua felicidade” e não os “sonhos de Deus”, a “felicidade de Deus” e o resultado foi uma separação total de Deus através da morte. Até a paciência de Deus tem limites.
1 Coríntios 11:1 ao 34 – Ao longo de toda história bíblica, os homens procuraram mais seus interesses pessoais que cumprir com a vontade de Deus. Veremos, a partir deste capítulo, que todas as ações e regras determinadas por Deus devem ter o amor como base. O desejo de Deus sobre a vida de todos jamais foi de humilhar, inferiorizar ou escravizar e sim de tornar todos livres para serem felizes.
1 Coríntios 12:1 ao 31 – Diferentes são os dons e a forma como estes se manifestam. Quanto maior o nosso conhecimento da verdade, maior será a facilidade destes dons operarem através de nós, porém, sempre devemos lembrar que eles operam “através de nós” e não “por nós”, já que toda a obra manifesta por estes dons foi realizada pelo Espírito Santo, pertencendo a ele toda a honra pelo ocorrido.
1 Coríntios 13:1 ao 13 – Conforme vimos nos capítulos anteriores, tanto a autoridade dada por Deus, quanto aos diferentes dons e suas respectivas capacidades se tornam inúteis diante de Deus quando forem aplicados sem a presença do amor, já que, tudo que aqui existe será aniquilado, não terá nenhuma utilidade no céu.
1 Coríntios 14:1 ao 25 – Tenho observado que a grande maioria das pessoas vão a igreja em busca de algo para sua vida aqui na terra como, financeira, casamento, filhos, família, saúde, porém não é este o real objetivo que as deveria levar a igreja. Neste episódio vamos descobrir que Deus deseja que você vá a igreja para clamar por ele, glorificar seu nome, não em pensamento, mas em um tom de vós que incentive os irmãos a sua volta a buscarem junto com você. Também veremos que aqueles que falam em sua própria língua, são maiores que aqueles que falam em línguas, sabia disso? Ouça e aprofunde-se mais na palavra de Deus.
1 Coríntios 14:26 ao 40 – O Apóstolo Paulo descreve diversas características importantes que devem ser seguidas para que um culto seja aceito por Deus. Diversas qualidades existem em cada obreiro, todas com o propósito de crescimento da igreja. É preciso organização, tempo para cantar, pregar, orar, um depois do outro e não tudo ao mesmo tempo, domine seu dom para ele não ser dominado pela emoção da carne. A mulher não pode ser líder, ou seja, pastora, bispa etc. Tudo que for falado ou feito na igreja deve vir da parte de Deus. Tenham equilíbrio.
1 Coríntios 15:1 ao 34 – Muitos ignoram a verdade preferindo acreditar que nada existe, a vida é apenas aqui. Isso é uma escolha, tudo na vida de Cristo aconteceu conforme previsto pelos antigos profetas milhares de anos antes. A verdade está diante dos olhos de todos nós, se quisermos continuar não crendo, basta morrer, e todas as certezas caem diante da nova realidade, sem direito a voltar para mudar.
1 Coríntios 15:35 ao 58 – Todos os dias nosso corpo morre um pouco, se preparando para a sua morte, é natural. Porém vivemos como se isso nunca fosse acontecer. Se existe esta carne, também existe o espírito e este é eterno. Todos os defeitos que você tem hoje nesta carne, alcançando a salvação, você não os terá na vida eterna. Escolha a quem você deseja ser semelhante, a carne e ao pecado para morte (inferno), ou a Deus e a santidade para vida eterna. As escolhas de hoje definirão onde você irá passar a eternidade.
1 Coríntios 16:1 ao 24 – Terminamos aqui o livro de 1 Aos Coríntios, chamando a responsabilidade de cada um de ajudar no desenvolvimento dos trabalhos na igreja, nos patrocínios, no quanto os que se dedicam ao evangelho enfrentam dificuldades, e o quanto os que participam da igreja devem se preocupar com seus pastores, líderes para que também possam viver em paz e ter o mesmo que cada um de nós desejamos ter.
2 Coríntios 1:1 ao 24 – Veremos, a partir deste ponto, que depois de todos os ensinamentos no livro/carta anterior, o povo ao invés de estar mais perto de Deus, agora levantam dúvidas até com o Apóstolo Paulo. Infelizmente atitudes que muito acontecem atualmente, no problema os líderes são Servos de Deus, na fartura, estão cheios de defeitos.
2 Coríntios 2:1 ao 17 – A palavra de Deus não foi escrita, ao combater o pecado, para nos entristecer, muito pelo contrário, foi escrita para nos despertar para verdade e livrar-nos da escravidão do pecado. Perdoar aos que nos fazem o mal, não conviver com eles, é um importante arma para que satanás não tenha acesso as nossas emoções e com isso termos o cheiro de Cristo, o perfume da sua palavra de vida e não cheiro de morte.
2 Coríntios 3:1 ao 18 – Agora que já conhecemos muito acerta de Jesus Cristo, voltaremos aos antigos erros/costumes? De modo algum, é tempo da palavra de Deus estar em nossos corações e não numa aparência superficial, a lei era temporária, necessária para o amadurecimento dos homens, porém, temporária. Já o Espírito Santo é eterno e quando ele está em nós, nos tornamos mais parecidos com Cristo e não com satanás.
2 Coríntios 4:1 ao 18 – Quando você estiver em dúvida, se está agindo certo diante de Deus, faça-se a seguinte pergunta: “Minhas atitudes praticadas em oculto, podem ser gritadas sobre o altar?” Se a resposta for sim, você está no caminho certo e está compreendendo a palavra de Deus, pois, quando não a compreendemos é porque satanás ainda está sobre nós, impedindo que a venhamos compreender. Morremos um pouco a cada dia, para que Cristo possa nascer em nós. Nos falamos o que acreditamos, tudo é para o bem, não desanime, a alma é renovada por Deus. Esteja atento as coisas invisíveis.
2 Coríntios 5:1 ao 21 – Sabemos que Deus fez este mundo lindo em 6 dias, quanto mais não o fez no paraíso em milhares de anos. Algumas características do que nos espera temos o conhecimento, por exemplo, que o corpo aperfeiçoado será muito superior, será restaurado e os defeitos físicos que aqui possuímos, não os teremos no paraíso. Em meio a muitas lutas, problemas, dificuldades, não desistimos, pois, nossa meta é alcançar essa vida eterna. A morte de Cristo não foi em vão.
2 Coríntios 6:1 ao 18 – Estar na igreja é importante, porém, muito mais importante que isso, é ser a Igreja. Muito Deus fez por nós e não devemos tornar isso inútil, quando optamos pelo pecado, quando optamos pelos prazeres desta vida limitada. Cuidado com os escândalos, pois, satanás os usará para limitar nosso ministério aqui na terra. Ouça os pregadores, pregamos como quem joga semente na terra, porém, não podemos obrigar você a fazer o certo. Cuidado com as suas companhias.
2 Coríntios 7:1 ao 16 – Devemos perceber que precisamos nos preparar para Deus, como a noiva se prepara para seu esposo. Vemos as noivas dedicando-se, o dia inteiro, para a noite entregar-se ao esposo. Assim precisamos ser nesta terra. Paulo, neste texto, trás duas ótimas notícias, a primeiro, o reencontro com Tito, e a segunda, que a igreja de Corinto, finalmente, estava aberta para compreender os ensinamentos de Paulo e até já estão com saudades dele.
2 Coríntios 8:1 ao 24 – Agora, veremos a diferença do povo de Corinto para o povo da macedônia. Enquanto o povo de Corinto era um povo com melhores condições e reclamavam em ajudar o Apóstolo Paulo, porém, o povo da macedônia, que eram um povo mais pobre, sentiam-se honrados em ajudar e até imploraram por isso ao apóstolo Paulo. Incrível como o exemplo da viúva pobre, Lucas 21, continua a fazer mais sentido, quem tem menos, ajuda mais.
2 Coríntios 9:1 ao 15 – O dinheiro, sempre foi uma constante preocupação entre os servos de Deus. O povo sempre desejou receber de Deus, através dos Pastores, bençãos que durassem a vida inteira, porém, não estavam dispostos a serem fiéis por toda a sua vida. É preciso compreender, que os Santos, de quem Paulo fala são os que trabalham na obra, e a “boa obra” são os trabalhos que são realizados através da igreja e seus ministros. Deus está disposto a abençoar muito seu povo, desde que, estes abençoem generosamente sua igreja e seus Pastores.
2 Coríntios 10:1 ao 18 – Muitas são as diferenças entre os trabalhos realizados pelos pastores, mesmo em um mesmo ministério, por isso, quando vamos a uma destas cidades, respeitamos o trabalho realizado pelo pastor local. Porém, certamente é unânime que preferimos os Milagres ao invés de sermos duro no falar. Cuidamos para não julgar pela aparência pois temos a certeza de que todos pertencemos a Cristo. Algo importante a destacarmos, é que não nos auto elogiamos pois os elogios devem vir de Cristo e jamais de nós mesmos, e mesmo quando os recebemos, estes elogios devem nos aproximar de Cristo e jamais nos afastar dele.
2 Coríntios 11:1 ao 33 – Tudo o que tenho feito é para vos entregar perfeitos a Cristo, daí as minhas loucuras e peço que vocês a suportem. Temo que vocês sejam enganados da mesma forma que Eva foi pois vocês aceitam um evangelho trazido por supostamente “grandes homens” que facilmente os conduz há uma forma errada de viver. Mesmo tendo recebido salário e ajudas de igrejas em outras cidades, nunca exige que vocês me ajudassem. Como resultado eles vos exploram, vos enganam e vocês, se considerando sensatos, aceitam esses loucos, porém as recompensas que um servo fiel irá receber aqui na Terra, aqui as posso descrever, porém ao invés de apontar as minhas qualidades prefiro apontar os meus defeitos.
2 Coríntios 12:1 ao 21 – Se tenho algo a me gabar, será do meu relacionamento com o Cristo e das coisas incríveis que ele me mostrou e manifestou na minha vida, não de coisas carnais, pois por 3 vezes orei que Deus me curasse de uma enfermidade e Deus me respondeu a minha graça te basta ou seja eu quero que você continue com essa doença, nisso eu me orgulho. Já vocês, que deveriam me defender, seu unem a esses falsos apóstolos que vos exploram e vos conduzem a um caminho de perdição e essa é a diferença entre mim e vocês, enquanto eu vou gastar até o meu último centavo, até a minha última gota de saúde neste evangelho e vocês me desprezam, este é o peso de ver o evangelho verdadeiro sendo desprezado.
2 Coríntios 13:1 ao 13 – Toda acusação deve sempre ser confirmada por 2 ou 3 testemunhas e quem insistir no pecado não deve permanecer na igreja. Nossa força, não vem de nós, somos fracos, essa força vem de Deus, examine-se, não olhe a aparência, faça o certo. Não olhamos por nós e sim pelo vosso sucesso. Vos aviso hoje, para não ter que ser duro amanhã, façam todos o mesmo.
Gálatas 1:1 ao 24 – A partir de agora, o apóstolo Paulo começa uma nova caminhada na nas igrejas da galácia, veremos ao longo de toda essa temporada o quanto o trabalho pôde se manifestar, muito mais nessas igrejas, do que anteriormente na igreja de Corinto, em um povo que abriu o coração para Deus. Ele consegue trazer importantes alertas na busca, não de quantidade, mas de qualidade, na busca do verdadeiro conhecimento, não nos homens, não na teologia, mas no Espírito Santo. Também alerta que os que pregam um evangelho diferente daquele que Jesus Cristo deixou, estes se tornam amaldiçoados.
Gálatas 2:1 ao 21 – Quatorze anos depois de seu primeiro encontro com os apóstolos de Cristo, o apóstolo Paulo recebe, por revelação, a ordem de ir novamente até o apóstolo Pedro. Neste encontro, além de reconhecerem os trabalhos realizados por ambos, Pedro junto aos judeus e Paulo junto aos gentios, Paulo exorta Pedro por estar “criando um novo evangelho”, ao observar suas atitudes, misturando os costumes da lei com os ensinamentos de Cristo e por isso agindo como um hipócrita.
Gálatas 3:1 ao 29 – Neste ponto, o apóstolo Paulo chama a atenção de um povo que estava querendo ser santo através das suas obras, vivendo como antes de conhecer a Cristo, e não pela ação do Espírito Santo em suas vidas. O povo estava agindo como se estivessem enfeitiçados, ouviam, porém, insistiam nas mesmas atitudes e modo errado de servir a Deus. Escolher viver no passado, é viver longe de Deus. Compreenda, a partir deste ponto, o motivo pelo qual existiu o antigo testamento na forma da lei trazida por Moisés.
Gálatas 4:1 ao 31 – Neste capítulo, o apóstolo Paulo esclarece de uma vez por todas o motivo pelo qual Deus criou a lei, através de Moisés. Assim como uma criança, sem maturidade, precisa de pais que imponham a ela as coisas certas que ela precisa fazer, mesmo não gostando, como levantar cedo e ir à escola, assim era o povo, uma criança imatura precisando de um tutor, e assim foi Moisés, até o tempo determinado por Deus. Findando este tempo, Jesus Cristo vem nos trazer a maturidade, o Espírito Santo, para estar conosco em todo o tempo, nos mostrando o caminho certo a seguir e desta forma, não precisamos mais de tutores, não somos mais crianças, somo adultos que se preparam, aqui na terra, para um dia sermos sacerdotes de Deus.
Gálatas 5:1 ao 26 –Jesus Cristo nos libertou do pecado, então por que agora vamos continuar a praticá-lo? Apenas para agradar ao nosso coração? Cuidado com os que ensinam doutrinas de homens, facilitam o evangelho apenas visando quantidade de pessoas dentro de seus templos. Tais homens e mulheres perdem com isso o direito a salvação sendo dignos de condenação. Pense bem antes de conduzir um filho de Deus para o mal caminho.
Gálatas 6:1 ao 18 –Os detalhes, os detalhes que fazem a diferença. Quando um irmão estiver no erro nos dá o direito de errarmos também? E a correção, de que forma deve ocorrer? Eu tenho algum compromisso em ajudar os que me ensinam, como meu pastor? Mesmo que de vez em quando eu caia da fé, vou ser abençoado por Deus?
Efésios 1:1 ao 23 – Deus revelou seus planos mais secretos, de sermos sacerdotes no seu reino e para isso, através de Cristo somos remidos e aceitos ao recebermos a marca do Espírito Santo e vivermos não pela nossa própria sabedoria, mas através daquela que vem do Espírito Santo, ficar calado é o mesmo que não desejar ser abençoado. Ao final Profecia completando e confirmando a mensagem.
Efésios 2:1 ao 22 – Uma das maiores ilusões no evangelho atual é a “salvação fácil”. Ao não compreender que, devido ao pecado, estamos todos portos sendo necessário ressuscitar para poder subir com Cristo, o cristão acostuma-se a servir a Deus fazendo o mínimo, sem perceber que desta forma não se salvará, tão pouco subirá com Cristo já que na volta de Cristo, os que Cristo virá buscar, será para serem seus sacerdotes durante todo o período de mil anos que compreende o apocalipse, ou seja, para poder subir com Cristo, o seu preparo é igual a de um sacerdote, ou em tempos atuais, de um Bispo ou Pastor.
Efésios 3:1 ao 21 – No passado, por seres ainda meninos, os segredos mais profundos não eram revelados, nem teriam condições de compreender. Já agora no Novo Testamento, sendo adultos, os segredos são revelados. Lutas fazem parte de nossas vidas aqui na terra, e para isso, sejamos fortes espiritualmente para não desanimarmos devido a elas. As vitórias que Deus opera em nossas vidas é proporcional ao poder de Deus que opera em nós.
Efésios 4:1 ao 32 – Viver em Cristo requer paciência. Paciência para aprender qual o evangelho correto, no meio de tantos errados, e alcançar amadurecimento ao aplicar este evangelho e ele tornar sua vida melhor, sentir-se mais próximo de Deus. Tendo esta convicção, ficar firme na verdade, principalmente quando os problemas tentam nos desanimar, pois não andamos mais como o mundo, mas abandonamos a velha vida, sem chance de voltar. Renovando-se nossa mente em Cristo e sendo guiados pela verdade, controlando nossas emoções para não voltarmos a sermos como antes para não entristecermos o Espírito Santo que tanto já fez por nós.
Efésios 5:1 ao 33 – Andar na luz é fazer escolhas, é andar como Cristo andou. É nem mesmo pronunciar práticas que a bíblia condena, tampouco termos ligações ou convivência com quem as práticas, aprovando aquilo que Deus aprova. É tempo de ACORDAR, é tempo de deixar de agir como crianças levadas pelo vento, vindo como Deus deseja, sem bebidas, drogas ou qualquer outro comportamento mundano. Se buscar alegrias, encontre elas em Deus. Que até mesmo a nossa casa, seja uma demonstração viva do agir de Deus.
Efésios 6:1 ao 24 – O apóstolo Paulo conclui sua carta aos efésios, e a 3ª temporada da série atitudes, completando que o relacionamento com seus filhos, pais, ou com seus empregados e patrões deve sempre ser respeitoso de acordo com os limites aqui estabelecidos, seja na carne, seja no espírito. Praticar estes atos significa vencer o diabo, com atitudes sábias, lembrando-se dos Santos e daqueles que fazem a obra de Deus.
Filipenses 1:1 ao 30 – Sabemos que, estamos vivendo aqui na terra, da forma que estamos dispostos a viver no céu, ou seja, o nosso modo de vida aqui é o espelho de como seremos no paraíso, caso formos para lá. Neste texto, o apóstolo Paulo descreve o profundo relacionamento que ele possuía com o povo de filipenses, quer esteja presente, quer esteja ausente, sendo esta a forma que deveríamos estar dispostos a viver lá no paraíso.
Filipenses 2:1 ao 30 – No capítulo 2, Paulo fala sobre a importância de seguir o exemplo de Cristo e de viver de acordo com os valores cristãos, como a humildade e o amor aos outros. Ele também incentiva os cristãos a se unirem e a trabalharem juntos em harmonia, como membros de um mesmo corpo. Além disso, Paulo fala da importância de ter uma atitude de serviço e de se colocar em segundo lugar, em vez de buscar o próprio bem-estar ou a própria glória.
Filipenses 3:1 ao 21 – O capítulo 3 de Filipenses é um trecho da carta escrita pelo apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Filipos, na Grécia. Neste capítulo, Paulo começa falando da importância da fé em Cristo Jesus e da necessidade de perseguir a justiça. Ele diz que os fariseus, que eram líderes religiosos judaicos, não compreendiam a verdadeira justiça e buscavam satisfazer suas próprias ambições em vez de seguir a vontade de Deus. Paulo afirma que ele próprio, antes de se converter ao cristianismo, também seguia esta filosofia, mas que agora vê a verdadeira justiça em Cristo. Ele incentiva os cristãos de Filipos a seguirem seu exemplo e a buscarem a verdadeira justiça através da fé em Cristo.
Filipenses 4:1 ao 23 – No capítulo 4 de Filipenses, Paulo continua a escrever sobre a importância da fé em Cristo e da necessidade de viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Ele incentiva os cristãos de Filipos a manter a paz e a alegria, mesmo em meio às dificuldades, e a não se preocuparem com as coisas materiais da vida. Em vez disso, eles devem buscar a paz e a alegria através da oração e da gratidão. Paulo também agradece aos cristãos de Filipos por sua generosidade e pelo apoio que lhe deram durante sua prisão. Ele os encoraja a continuarem firmes na fé e a manterem a unidade, pois são um exemplo para todos os cristãos.
Colossenses 1:1 ao 29 – Colossenses capítulo 1 é uma mensagem poderosa sobre a supremacia de Jesus e a importância do seu sacrifício na cruz. O apóstolo Paulo enfatiza a grandeza de Cristo como o Filho de Deus, o criador de todas as coisas e o cabeça da igreja. Ele também destaca a centralidade do sangue de Jesus na reconciliação do homem com Deus e na purificação de nossos pecados. Este capítulo é uma mensagem inspiradora e encorajadora para todos os cristãos, mostrando a grandiosidade e a glória de nosso Salvador.
Colossenses 2:1 ao 23 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute os ensinamentos de Paulo sobre a suficiência de Cristo e a necessidade de se afastar dos ensinamentos legalistas e vazios que ameaçam a verdadeira fé.
Ele destaca a importância de permanecer firme na fé em Cristo, rejeitando qualquer ensino que se oponha à verdade bíblica. Bispo Leandro Leão também aborda o tema da libertação da escravidão do pecado através da morte e ressurreição de Cristo, e a importância de viver em união com Ele para uma vida plena e satisfatória.
Ele ainda destaca a vitória de Cristo sobre os poderes malignos e a importância da humildade e amor fraterno entre os cristãos como sinais do verdadeiro discipulado. O estudo bíblico é conduzido de forma clara e objetiva, com análises versículo por versículo, buscando sempre a compreensão profunda dos ensinamentos da Palavra de Deus.
Colossenses 3:1 ao 25 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute os ensinamentos de Paulo sobre a vida cristã transformada pela graça de Deus. Ele destaca a importância de buscar as coisas do alto, renunciando às práticas pecaminosas e vivendo em santidade e obediência à Palavra de Deus.
Bispo Leandro Leão também aborda o tema da unidade e amor fraterno entre os cristãos, como sinal da verdadeira fé e testemunho para o mundo. Ele destaca a importância de perdoar uns aos outros e de deixar que a paz de Cristo governe os corações.
O estudo bíblico é conduzido de forma clara e objetiva, com análises versículo por versículo, buscando sempre a compreensão profunda dos ensinamentos da Palavra de Deus.
Colossenses 4:1 ao 18 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute os ensinamentos de Paulo sobre a importância da oração e da evangelização na vida cristã. Ele destaca a necessidade de orar sempre, com perseverança e gratidão a Deus, buscando a vontade do Pai em tudo o que fazemos.
Bispo Leandro Leão também enfatiza a importância da evangelização e do testemunho cristão no mundo, apontando para o exemplo de Paulo como um evangelista comprometido com a propagação do evangelho de Cristo. Ele encoraja os cristãos a serem sal e luz no mundo, levando a mensagem de salvação a todos que estão à sua volta.
O estudo bíblico é conduzido de forma clara e objetiva, com análises versículo por versículo, buscando sempre a compreensão profunda dos ensinamentos da Palavra de Deus.
1 Tessalonicenses 1:1 ao 10 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute os ensinamentos de Paulo sobre a fé, o amor e a esperança dos tessalonicenses. Ele destaca a importância da fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo como base para uma vida cristã autêntica e verdadeira.
1 Tessalonicenses 2: Paulo nos conta sobre sua pregação e trabalho entre os tessalonicenses, mostrando sua paixão e compromisso com o Evangelho. Com palavras ardentes e coração vibrante, ele narra sobre como pregou a Palavra com ousadia, mesmo diante das perseguições e adversidades. Ele fala sobre o amor e o cuidado que teve com os irmãos de Tessalônica, a quem considerava como filhos.
Após o Final, alguns alertas de Deus através da profeta.
1 Tessalonicenses 3:1 ao 13 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute a importância da perseverança e da fidelidade dos tessalonicenses na fé cristã diante das perseguições e tribulações que estavam enfrentando. Ele destaca a preocupação de Paulo em enviar Timóteo para encorajar e fortalecer a fé dos tessalonicenses, bem como em receber notícias sobre a condição espiritual deles.
Bispo Leandro Leão também enfatiza a importância da oração como um meio de fortalecer a fé e a comunhão entre os cristãos. Ele destaca a necessidade de orar uns pelos outros e de pedir a Deus sabedoria e discernimento para enfrentar as adversidades da vida cristã.
1 Tessalonicenses 4:1 ao 18 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute o tema da santidade e da pureza sexual, tão importante para a vida cristã. Ele destaca a preocupação de Paulo em instruir os tessalonicenses a respeito de como agradar a Deus em sua vida pessoal e em seus relacionamentos. Bispo Leandro Leão fala sobre a importância de viver em santidade e fugir da imoralidade sexual, que tanto tem prejudicado a sociedade e os cristãos em particular. Ele destaca que a santidade não é uma opção para o cristão, mas sim uma obrigação, e que é possível viver em pureza sexual mesmo em meio a uma cultura impura. Além disso, Bispo Leandro Leão enfatiza a necessidade de amar e servir ao próximo, seguindo o exemplo de Cristo, que veio ao mundo para servir e não para ser servido. Ele destaca que a vida cristã não pode ser vivida de forma egoísta, mas deve ser marcada pela solidariedade, pela compaixão e pela generosidade.
1 Tessalonicenses 5:1 ao 28 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão fala sobre o tema da volta de Jesus e do dia do Senhor, conforme descrito por Paulo no capítulo 5 de 1 Tessalonicenses. Ele destaca a importância de se viver de forma vigilante e preparada para a volta de Cristo, buscando sempre crescer em santidade e amor. Bispo Leandro Leão também aborda outros temas importantes neste episódio, como a importância da oração, da gratidão e da unidade na igreja.
Ele destaca que a vida cristã não pode ser vivida isoladamente, mas deve ser marcada pela comunhão com os irmãos e pela busca constante da vontade de Deus.
2 Tessalonicenses 1 é um capítulo da Bíblia que foi escrito por Paulo para a igreja de Tessalônica. O capítulo começa com uma saudação de Paulo, Silvano e Timóteo para os tessalonicenses, desejando-lhes graça e paz de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Em seguida, Paulo elogia a fé e perseverança dos tessalonicenses, apesar das perseguições e tribulações que eles estavam enfrentando. Ele também fala sobre a justiça de Deus, que irá recompensar aqueles que permanecerem fiéis a ele e punir aqueles que rejeitam a verdade.
Paulo então fala sobre a segunda vinda de Cristo e o julgamento final. Ele encoraja os tessalonicenses a se manterem firmes na fé e a continuarem a fazer o bem, sabendo que Deus irá recompensá-los no final.
Por fim, Paulo termina o capítulo com uma oração, pedindo a Deus que fortaleça os tessalonicenses em sua fé e que os ajude a cumprir o seu propósito em suas vidas.
2 Tessalonicenses 2 é um capítulo da Bíblia que fala sobre o fim dos tempos e o aparecimento do anticristo. Paulo começa explicando que antes da volta de Jesus Cristo haverá uma grande apostasia, ou seja, uma grande rejeição da verdade e da fé em Deus. Em seguida, ele descreve o aparecimento do homem da iniqüidade, também conhecido como o anticristo, que se exaltará acima de tudo que é chamado Deus. O anticristo enganará muitas pessoas com seus sinais e maravilhas, mas será destruído pela glória do Senhor Jesus.
Paulo então conforta os Tessalonicenses, dizendo que Deus os escolheu para a salvação e os chamou para a glória de seu Filho Jesus Cristo. Ele os incentiva a permanecerem firmes na fé e a seguirem as tradições que lhes foram ensinadas. Ele também os encoraja a orar por ele e pelos outros pregadores da Palavra de Deus.
No geral, 2 Tessalonicenses 2 é um capítulo importante para os cristãos que estão esperando a volta de Jesus Cristo e querem saber o que esperar nos últimos dias. Ele nos lembra que o poder do mal não é mais forte do que o poder de Deus e que, mesmo quando as coisas parecem sombrias, podemos confiar na vitória final de Cristo.
O capítulo 3 de 2 Tessalonicenses começa com Paulo pedindo aos tessalonicenses que orem por ele e pelos seus companheiros, para que a palavra de Deus se propague e seja glorificada, e para que eles sejam livres daqueles que não têm fé. Em seguida, Paulo fala sobre a importância do trabalho e da disciplina na vida cristã, lembrando que ele próprio trabalhou arduamente durante sua estadia em Tessalônica.
Ele adverte contra a ociosidade e a intromissão na vida dos outros, e exorta os irmãos a trabalharem pacificamente e com diligência, seguindo o exemplo de Cristo. Por fim, Paulo encoraja os tessalonicenses a não desistirem de fazer o bem, mesmo quando se deparam com adversidades, pois Deus é fiel e fortalecerá seus corações em todo o bem que fizerem e disserem.
Resumo: Paulo exorta os tessalonicenses a orarem por ele e pelos seus companheiros, e fala sobre a importância do trabalho e da disciplina na vida cristã. Ele adverte contra a ociosidade e a intromissão na vida dos outros, e encoraja os irmãos a não desistirem de fazer o bem, mesmo diante de adversidades.
Duração do Vídeo: 44 min. 56 seg.
Duração do PodCast: 41 min. 01 seg.
O capítulo 1 de 1 Timóteo começa com uma saudação de Paulo a Timóteo, seu filho na fé. Em seguida, Paulo enfatiza a importância do ensino correto e adverte contra falsos ensinamentos e mitos. Ele se lembra de sua própria conversão, quando perseguiu a igreja, mas encontrou misericórdia em Jesus Cristo.
Paulo instrui Timóteo a combater falsos ensinamentos e a manter a fé e uma boa consciência. Ele menciona Himeneu e Alexandre como exemplos de pessoas que abandonaram a fé e foram entregues a Satanás.
Paulo também enfatiza a importância da oração pela liderança e pelos governantes, para que possamos viver em paz e em toda a piedade e honestidade. Ele fala sobre a lei e como ela se aplica aos pecadores, mas também destaca a graça de Deus e a salvação através de Jesus Cristo.
Em resumo, 1 Timóteo 1 enfatiza a importância do ensino correto e adverte contra falsos ensinamentos, encorajando a fé e a oração e lembrando a graça de Deus através de Jesus Cristo.Himeneu e Alexandre
Duração do Vídeo: 41 min. 31 seg.
Duração do PodCast: 38 min. 36 seg.
O capítulo 2 de 1 Timóteo trata principalmente da oração e do papel das mulheres na igreja. Paulo incentiva os cristãos a orarem por todas as pessoas, incluindo autoridades, para que possam ter uma vida quieta e pacífica. Ele também destaca a importância da modéstia e da decência para as mulheres cristãs e diz que elas não devem exercer autoridade sobre os homens na igreja. Em vez disso, as mulheres devem aprender em silêncio e submissão. Paulo reforça que a salvação é oferecida a todas as pessoas, independentemente do gênero, e encoraja as mulheres a se concentrarem em boas obras.
Duração do Vídeo: 55 min. 34 seg.
Duração do PodCast: 51 min. 08 seg.
O capítulo 3 de 1º Timóteo apresenta as características necessárias para que o ministro seja considerado apto e digno para exercer a função de dirigente da congregação. Esse capítulo também destaca as características que os diáconos devem apresentar para exercer esse cargo no Reino de Deus.
De acordo com o capítulo 3, o bispo deve ser irrepreensível, marido de uma mulher, sóbrio, comedido, decente, hospitaleiro e apto para ensinar. Além disso, ele deve ter boa reputação, não ser dado ao vinho, não ser violento, mas gentil, não ser contencioso e não ser avarento. Já os diáconos devem ser respeitáveis, não serem duplos de língua, não serem viciados em muito vinho, não serem gananciosos, guardando o mistério da fé com uma consciência limpa.
A primeira carta de Paulo a Timóteo contém mais informações sobre as qualificações para a liderança da igreja do que qualquer outro escrito do Novo Testamento. Ele lista as qualidades necessárias tanto para presbíteros quanto para diáconos.
Duração do Vídeo: 36 min. 06 seg.
Duração do PodCast: 34 min. 07 seg
1 Tessalonicenses 4:1 ao 18 – Neste episódio, Bispo Leandro Leão discute o tema da santidade e da pureza sexual, tão importante para a vida cristã. Ele destaca a preocupação de Paulo em instruir os tessalonicenses a respeito de como agradar a Deus em sua vida pessoal e em seus relacionamentos.
Bispo Leandro Leão fala sobre a importância de viver em santidade e fugir da imoralidade sexual, que tanto tem prejudicado a sociedade e os cristãos em particular. Ele destaca que a santidade não é uma opção para o cristão, mas sim uma obrigação, e que é possível viver em pureza sexual mesmo em meio a uma cultura impura. Além disso, Bispo Leandro Leão enfatiza a necessidade de amar e servir ao próximo, seguindo o exemplo de Cristo, que veio ao mundo para servir e não para ser servido. Ele destaca que a vida cristã não pode ser vivida de forma egoísta, mas deve ser marcada pela solidariedade, pela compaixão e pela generosidade.
Duração do Vídeo: 55 min. 46 seg.
Duração do PodCast: 56 min. 21 seg.
1 Timóteo 5 é um capítulo que traz diversas recomendações de Paulo a Timóteo, especialmente sobre o cuidado com diferentes grupos dentro da congregação.
Neste capítulo, Paulo alerta Timóteo que o auxílio a pessoas necessitadas não é abrangente a todos que precisam e sim aqueles que atendem a requisitos mínimos como idade e fidelidade. Aqui neste capítulo é utilizado as viúvas como exemplo, já que estas eram as mais necessitadas na época, e assim como utilizado em todo o livro ao citar cargos mínimos, também utiliza deste artifício para especificar as características mínimas das pessoas que a igreja iria ajudar.
Da mesma forma, determina que pessoas consagradas, no mínimo, a presbítero e dedicasse sua vida a ensinar os ensinamentos de Deus e fosse eficiente nisso, deveria receber em dobro.
Duração do Vídeo: 38 min. 17 seg. + 18 min (Alertas 2º Semestre/2023)
Duração do PodCast: 35 min. 20 seg. + 18 min (Alertas 2º Semestre/2023)
📋 Episódio 6: O capítulo 6 de 1 Timóteo trata de vários assuntos e oferece conselhos pastorais.
No capítulo 6 de 1 Timóteo, encontramos os seguintes temas e conselhos:
1. O dever dos escravos: Os servos que estão sob escravidão devem considerar seus senhores como dignos de todo o respeito, para que o nome de Deus e o ensino cristão não sejam blasfemados.
Vale ressaltar que o termo ESCRAVO encontrado na bíblia nada tem a ver com sistemas como o absurdo da escravidão dos negros. As pessoas consideradas escravas eram pessoas que possuíam dívidas, como alguém que está no SPC/SERASA. A bíblia definia algumas regras para que a dívida fosse paga como :
* Pagamento da dívida por parentes, Êxodo 21:8;
* Perdão de toda a dívida restante e término da Escravidão ao 7º Ano de trabalho, Êxodo 21:2;
* Estrangeiros poderiam ser escravos, porém deveriam ser tratados com justiça e misericórdia, sem opressão ou abuso, maus tratos eram proibidos, Levítico 25:39-43;
* Proibição do rapto de pessoas para escravidão, raptar pessoas e vender como escravas era considerado um crime grave, Êxodo 21:16;
* O trabalho não era “de graça”, custava a metade do trabalho de um contratado, Det. 15:18, e ao ser dispensado, não poderia sair de mãos vazias, Det. 15:12-15
“Não explorem um ao outro, mas temam ao Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”
Levítico 25:17
Duração do Vídeo: 41 min. 52 seg.
Duração do PodCast: 37 min. 46 seg.
O livro de 2 Timóteo é uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo a seu discípulo Timóteo. O capítulo 1 desta carta contém mensagens e exortações importantes. Aqui está um resumo de 2 Timóteo 1:
O capítulo começa com Paulo se identificando como um apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e cumprimentando Timóteo, a quem considera um amado filho na fé.
Paulo expressa gratidão a Deus ao se lembrar da fé sincera de Timóteo, que foi passada de sua avó Lóide e sua mãe Eunice. Ele encoraja Timóteo a manter a chama da fé viva em seu coração e lembra-o de que Deus não lhe deu um espírito de medo, mas de poder, amor e autodisciplina.
Duração do Vídeo: 53 min. 42 seg.
Duração do PodCast: 49 min. 08 seg.
Segunda Timóteo 2 é um capítulo que traz orientações e encorajamentos do apóstolo Paulo a Timóteo, seu discípulo. Paulo destaca a importância de perseverar na graça de Deus e instrui Timóteo a transmitir o conhecimento recebido para outros.
O capítulo enfatiza a necessidade de ser um bom soldado de Cristo, mantendo-se firme na fé, evitando distrações e buscando a aprovação de Deus. Paulo usa exemplos como o agricultor que trabalha duro e o atleta que compete segundo as regras, ilustrando a importância do esforço e da disciplina na vida cristã.
Duração do Vídeo: 31 min. 26 seg.
Duração do PodCast: 29 min. 33 seg.
O capítulo 3 de 2 Timóteo fala sobre os tempos difíceis que virão nos últimos dias. Paulo adverte Timóteo sobre as pessoas egoístas, gananciosas, arrogantes e desobedientes a Deus. Ele descreve seus comportamentos pecaminosos e como eles enganam os outros. Paulo destaca a importância de se manter firme na fé e se apegar à verdade das Escrituras. Ele encoraja Timóteo a lembrar do ensino que recebeu e a confiar nas Escrituras para ser equipado e preparado para a obra de Deus.
Duração do Vídeo: 38 min.
Duração do PodCast: 35 min. 23 seg.
O capítulo 4 de 2 Timóteo é um chamado para o ministério fiel e corajoso. Paulo exorta Timóteo a pregar a palavra de Deus de forma persistente, esteja em alta ou baixa demanda. Ele lembra que haverá tempos em que as pessoas buscarão seus próprios interesses e seguirão ensinamentos enganosos, mas Timóteo deve permanecer firme na verdade e cumprir seu ministério com diligência. Paulo também compartilha sobre sua própria jornada, reconhecendo que está próximo de seu fim e se alegra por ter sido fiel ao chamado.
Duração do Vídeo: 37 min. 59 seg.
Duração do PodCast: 34 min. 58 seg.
O capítulo 1 de Tito é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo a Tito, um líder cristão na ilha de Creta. Neste capítulo, Paulo instrui Tito sobre a importância da liderança e da seleção de líderes qualificados para as igrejas locais.
Paulo enfatiza a necessidade de líderes íntegros e irrepreensíveis, que sejam exemplos para os outros crentes. Ele lista as qualidades específicas que os líderes devem possuir, como serem maridos de uma só mulher, terem filhos fiéis e não serem arrogantes, violentos ou gananciosos.
O capítulo 2 da Epístola de Tito, encontrada no Novo Testamento da Bíblia, apresenta uma série de instruções específicas para diferentes grupos dentro da comunidade cristã. O apóstolo Paulo escreveu essa carta a Tito, um líder cristão encarregado de supervisionar e organizar a igreja na ilha de Creta.
O capítulo 3 da Epístola de Tito, no Novo Testamento da Bíblia, continua com as instruções de Paulo a Tito, focando na conduta dos crentes e na importância da salvação pela graça de Deus. O capítulo destaca a necessidade de se comportar de maneira correta e de evitar contendas e divisões.
Paulo escreve a Filemom, elogiando sua fé e amor, e também compartilha sobre a conversão de Onésimo, um escravo que havia fugido de Filemom. Onésimo tinha encontrado Paulo enquanto este estava preso e se tornou um seguidor de Cristo através do ministério de Paulo. Paulo então envia Onésimo de volta a Filemom, pedindo-lhe para receber Onésimo não mais como um escravo, mas como um irmão em Cristo. Paulo oferece pagar qualquer dívida que Onésimo possa ter causado a Filemom e apela a ele por amor e graça.
A mensagem central da carta é a reconciliação e a importância de tratar todos os crentes como iguais em Cristo, independentemente de sua posição social.