2022 – 1 Temporada – Elenco: Bispo Leandro Leão
Vivemos como se fossemos livres, e até certo ponto somos, livres para escolher, não para determinar.
Escolhemos o que queremos, não as consequências. Sou livre para escolher o que plantar, por exemplo milho, mas não consigo escolher quantas sacas de milho vou colher.
Posso até estudar as melhores maneiras de plantar, a época correta, os cuidados necessários e com este conhecimento, poder talvez, obter melhores resultados.
Não escolhemos Deus, ele nos escolheu, e nos escolheu para darmos frutos, não os frutos que desejamos, mas os frutos que ele deseja.
Somos livres para escolher: Morarmos eternamente com ele plantando os seus frutos ou longe dele, plantando os que desejo.
Vamos juntos nesta nova série bíblica descobrirmos os frutos que Deus deseja que plantemos e a forma certa de cultivá-los.
E agora uma novidade importante!
Você poderá escolher, em todas as mensagens em PodCast, se deseja ouvir apenas a mensagem ou escutar também o som de fundo. É só utilizar um fone de ouvido, em um sairá apenas a mensagem, e no outro a mensagem com o fundo, legal né.
Deus te abençoe!
Episódios:
- 1º Temporada
1 Coríntios 1:1 ao 31 – Nesta introdução vemos que o livro não trás ensinamentos para todos e sim para aqueles que desejam estar junto a Deus. Aprendemos que o objetivo de tudo que veremos é para obtermos a salvação e por isso, não participamos de divisões ou brigas internas. Mantemos nossa fidelidade, pois precisaremos nos esvaziar de nossos conhecimentos humanos para que o trabalho seja feito através do conhecimento de Deus.
1 Coríntios 2:1 ao 16 – Muitas são as nossas experiências sobre esta terra, porém, a base de todos nossos ensinamentos sempre devem ser as palavras deste livro dirigidas pelo Espírito Santo. Misturar a bíblia com conhecimentos pessoais irá nos conduzir a recebermos o espírito deste mundo e não o Espírito que procede de Deus.
1 Coríntios 3:1 ao 23 – Ser como uma criança não é ser um menino. Se vivermos como carnais, jamais alcançaremos o que está reservado aos espirituais. Tudo o que temos, como veremos no próximo episódio, nos foi emprestado e no tempo determinado por Deus ele requererá tudo de volta, inclusive esta carne. O suicídio leva quem o pratica ao tormento eterno e veremos isso aqui de forma clara, sem deixar dúvidas.
1 Coríntios 4:1 ao 21 – Os crentes devem tratar seus superiores como ministros de Deus, pois estes mesmo não sendo perfeitos, possuem uma consciência limpa e devem fidelidade a Deus. Nunca julgue quem quer que seja, a um superior então, melhor seria você amarrar uma pedra no pescoço e se jogar no rio. Deixe os julgamentos para o juízo final. Trates todos da mesma forma, sem distinção. Vivemos num mundo onde os ricos são elogiados, recebem honra, enquanto nós pastores somos desprezados e perseguidos. Mesmo que você tenha muitos pastores, seu pai na fé sempre será apenas um, aquele que te levou a conhecer Jesus Cristo, seja fiel a ele e siga seus exemplos. A forma de pregar do seu pastor representa depende de como você tem escolhido viver.
1 Coríntios 5:1 ao 13 – A imoralidade costuma entrar numa igreja através da interpretação errada das escrituras e diante disso, não deveríamos ficar felizes, mas buscar a verdadeira mudança. Esta mudança, por vezes, encontra um forte bloqueio chamado orgulho. Este funciona como uma “cela de prisão” a nossa volta impedindo que venhamos compreender nosso erro.
1 Coríntios 6:1 ao 20 – É absurdo pessoas que se consideram cristãs não conseguirem conversar e chegarem a um acordo diante das suas desavenças, e se torna ainda mais grave, quando estas, ignoram a sua liderança e vão diante de ímpios para que estes decidam acerca de suas questões.
1 Coríntios 7:1 ao 40 – A degradação nos casamentos chegou a tal ponto que a bíblia que inicia dizendo que não é bom ao homem ficar só, termina o aconselhando ficar só, tamanha a contaminação pelo pecado que o ser humano já vivia no tempo do apóstolo Paulo.
1 Coríntios 8:1 ao 40 – O conhecimento é importante, sem ele, você se torna um tolo, porém, junto com o conhecimento vem o orgulho, um sentimento destrutivo que além de escravizar, cria uma espécie de “sela” na sua volta que impede até de Deus tentar te ajudar. O interessante que mesmo você se tornando uma pessoa orgulhosa, o poder de Deus não deixa de operar através de você, já que, o conhecimento traz a fé, e a fé traz o poder de Deus, porém, chegará no dia do juízo final e Cristo lhe dirá, não te conheço.
1 Coríntios 9:1 ao 40 – Ao longo dos séculos, considerou-se os pastores e líderes como novos Cristos na terra, exigindo que deles que não recebam pelo trabalho que realizam. Neste episódio, o apóstolo Paulo deixa claro que até mesmo se eles cobrarem para realizar este trabalho estarão certos, já que, assim como todos em outras profissões cobram pelo seu trabalho, os pastores têm o mesmo direito. Ouça e compreenda mais sobre este importante assunto tão mal interpretado.
1 Coríntios 10:1 ao 33 – Ao longo de muitos anos, o povo viveu momentos de muitas vitórias, viram as 10 pragas, viram o mar se abrir e passaram em seco como vencedores, comeram do pão que descia do céu e da água que saia da pedra. Até carne em abundância Deus mandou, porém, as pessoas decidiram buscar “seus sonhos”, “sua felicidade” e não os “sonhos de Deus”, a “felicidade de Deus” e o resultado foi uma separação total de Deus através da morte. Até a paciência de Deus tem limites.
1 Coríntios 11:1 ao 34 – Ao longo de toda história bíblica, os homens procuraram mais seus interesses pessoais que cumprir com a vontade de Deus. Veremos, a partir deste capítulo, que todas as ações e regras determinadas por Deus devem ter o amor como base. O desejo de Deus sobre a vida de todos jamais foi de humilhar, inferiorizar ou escravizar e sim de tornar todos livres para serem felizes.
1 Coríntios 12:1 ao 31 – Diferentes são os dons e a forma como estes se manifestam. Quanto maior o nosso conhecimento da verdade, maior será a facilidade destes dons operarem através de nós, porém, sempre devemos lembrar que eles operam “através de nós” e não “por nós”, já que toda a obra manifesta por estes dons foi realizada pelo Espírito Santo, pertencendo a ele toda a honra pelo ocorrido.
1 Coríntios 13:1 ao 13 – Conforme vimos nos capítulos anteriores, tanto a autoridade dada por Deus, quanto aos diferentes dons e suas respectivas capacidades se tornam inúteis diante de Deus quando forem aplicados sem a presença do amor, já que, tudo que aqui existe será aniquilado, não terá nenhuma utilidade no céu.
1 Coríntios 14:1 ao 25 – Tenho observado que a grande maioria das pessoas vão a igreja em busca de algo para sua vida aqui na terra como, financeira, casamento, filhos, família, saúde, porém não é este o real objetivo que as deveria levar a igreja. Neste episódio vamos descobrir que Deus deseja que você vá a igreja para clamar por ele, glorificar seu nome, não em pensamento, mas em um tom de vós que incentive os irmãos a sua volta a buscarem junto com você. Também veremos que aqueles que falam em sua própria língua, são maiores que aqueles que falam em línguas, sabia disso? Ouça e aprofunde-se mais na palavra de Deus.
1 Coríntios 14:26 ao 40 – O Apóstolo Paulo descreve diversas características importantes que devem ser seguidas para que um culto seja aceito por Deus. Diversas qualidades existem em cada obreiro, todas com o propósito de crescimento da igreja. É preciso organização, tempo para cantar, pregar, orar, um depois do outro e não tudo ao mesmo tempo, domine seu dom para ele não ser dominado pela emoção da carne. A mulher não pode ser líder, ou seja, pastora, bispa etc. Tudo que for falado ou feito na igreja deve vir da parte de Deus. Tenham equilíbrio.
1 Coríntios 15:1 ao 34 – Muitos ignoram a verdade preferindo acreditar que nada existe, a vida é apenas aqui. Isso é uma escolha, tudo na vida de Cristo aconteceu conforme previsto pelos antigos profetas milhares de anos antes. A verdade está diante dos olhos de todos nós, se quisermos continuar não crendo, basta morrer, e todas as certezas caem diante da nova realidade, sem direito a voltar para mudar.
1 Coríntios 15:35 ao 58 – Todos os dias nosso corpo morre um pouco, se preparando para a sua morte, é natural. Porém vivemos como se isso nunca fosse acontecer. Se existe esta carne, também existe o espírito e este é eterno. Todos os defeitos que você tem hoje nesta carne, alcançando a salvação, você não os terá na vida eterna. Escolha a quem você deseja ser semelhante, a carne e ao pecado para morte (inferno), ou a Deus e a santidade para vida eterna. As escolhas de hoje definirão onde você irá passar a eternidade.
1 Coríntios 16:1 ao 24 – Terminamos aqui o livro de 1 Aos Coríntios, chamando a responsabilidade de cada um de ajudar no desenvolvimento dos trabalhos na igreja, nos patrocínios, no quanto os que se dedicam ao evangelho enfrentam dificuldades, e o quanto os que participam da igreja devem se preocupar com seus pastores, líderes para que também possam viver em paz e ter o mesmo que cada um de nós desejamos ter.